terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Plano de Ensino Literatura Portuguesa II(Funorte)

Plano de Ensino Semestral

EMENTA:Produção literária do Romantismo: Camilo Castelo Branco, Almeida Garret, Alexandre Herculano. A estética realista: ruptura e tradição, o efeito de real: Eça de Queirós, Antero de Quental. A poesia urbana de Cesário Verde e seu significado no contexto sociocultural de hoje. Modernismo e contemporaneidade.

OBJETIVOS
GERAIS:
- Levar o aluno a compreender, por meio de perspectivas estéticas, históricas e culturais, a importância dos movimentos estéticos Do Romantismo à contemporaneidade, para a consolidação e amadurecimento da literatura portuguesa.

- Estudar as expressões literárias do Romantismo, Realismo, Simbolismo em Portugal e as veleidades parnasianas, bem como a Modernidade à contemporaneidade, perpassando pela origem e desenvolvimento desses movimentos; o romance romântico, realista e realista-naturalista; as poesias romântica, realista, do Cotidiano e metafísica; a poesia, a prosa e o teatro simbolistas e a Influência do decadentismo francês e do Impressionismo.

ESPECÍFICOS:
- Identificar traços dos movimentos Romântico, Realista e Simbolista e ainda os Modernos e Modernistas, em qualquer texto que apresente essas características.
- Compreender a importância literária e histórica desses movimentos em Portugal e no mundo e ter aptidão para ler criticamente obras que façam parte desses contextos literários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário